Blog

A Interferência na passagem da roupa na esterilização

 

ESTERILIZACAO%20BLOCO%20HOSPITALAR.jpg

 

Nos serviços de lavanderia, a passagem da roupa faz parte da rotina diária.  Esta passagem normalmente é feita em calandras em lavanderias exclusivamente hospitalares, hoteleiras ou industriais e este processo pode interferir diretamente na esterilização das roupas. A ANVISA tem como orientação em seu site que nenhuma roupa que seja submetida à esterilização seja passada em calandra, pois a secagem excessiva pode afetar na qualidade da esterilização.

A passagem em calandra apresenta inúmeras vantagens como a rapidez, já que, ela pode secar e passar a roupa simultaneamente. Alguns modelos mais novos podem inclusive dobrar automaticamente as roupas lisas como lençóis, fornecendo as pilhas de peças já contabilizadas. Porém, o excesso de exposição a secagem pode prejudicar a esterilização, comprometendo a esterilidade das peças.Em função disso, muitas clínicas e hospitais podem achar incomum a qualidade dos campos e outras peças que não são submetidas a passagem. Contudo, a norma específica deve ser seguida visando garantir a qualidade e segurança no ambiente hospitalar e segurança dos pacientes.

Além do processo de passagem da roupa, outros aspectos do enxoval podem interferir na esterilização como a integridade do tecido e sua idade, visto que, especialmente em tecidos mistos, a tendência é perder fibras de algodão principalmente, ao longo do tempo. Isso pode deixar o tecido mais suscetível à contaminação.

Tecidos que rasgaram, seja pela idade do tecido ou o uso indevido, não podem ser mais autoclavados, mesmo que sejam reparados, pois a integridade do tecido foi comprometida, não garantindo mais a esterilização. Existem estudos que recomendam monitoramento do tecido hospitalar e estabelecimento de uma quantidade máxima de reprocessamento através de estudos para determinar a vida útil do tecido reprocessado.

Para prolongar a vida útil do tecido hospitalar, a higienização correta é fundamental. Saneantes e sabões podem aumentar ou diminuir a vida útil dos tecidos, o que inevitavelmente, leva a maiores custos com reposições. A Lavanderia Eunice preza pela vida útil e qualidade dos tecidos, excluindo o cloro de nosso processo produtivo. Além dos danos ao tecido, o cloro pode revelar manchas como a clorexidina (marcar o link do blog). Nossos insumos são livres de cloro e biodegradáveis, estendendo o cuidado da sua roupa ao meio ambiente!

 

Saiba mais em:

ANVISA. Controle de Infecção Hospitalar. Disponível em: encurtador.com.br/akopR

ANVISA.Segurança no ambiente hospitalar. Disponível em: encurtador.com.br/dFGN6

BRITO, M.F.P.; GALVÃO, C.M.; FRANÇOLIN, L. & ROTTA, C.S.G. Validação do processo de esterilização de artigos médico-hospitalares segundo diferentes embalagens. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v55n4/v55n4a09.pdf