Blog

NR 9 e a Higienização de Uniformes de Postos de Combustível

A NR 9, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, responsabiliza os postos de combustíveis pela higienização dos uniformes dos funcionários em seu segundo anexo lançado em setembro de 2016.

O benzeno é altamente tóxico e cancerígeno encontrado na gasolina, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos. A medida visa diminuir a exposição ocupacional e contaminação pelo benzeno tanto no estado líquido quanto pelo vapor.

Cerca de quatro mil postos foram notificados sobre o não cumprimento das mudanças e terão prazos para correção das irregularidades.

O Ministério do Trabalho reconhece as dificuldades no cumprimento das normas, contudo, negou os pedidos de suspenção do item 11.3 do anexo II que trata da higienização semanal de uniformes além da disponibilização de um conjunto de uniforme extra para pelo menos 1/3 (um terço) dos efetivos para situações em que a vestimenta seja contaminada (item 11.4).

Em Belo Horizonte e na região metropolitana, as lavanderias industriais são parceiras fundamentais neste processo, uma vez que dispõem da documentação necessária para este fim, como alvará sanitário e licença ambiental, além da expertise, oferecendo um trabalho de alta qualidade e conforto.

Dentre os inúmeros benefícios, está a comodidade, a certeza de proteção ao meio ambiente e a higienização correta dos uniformes. Faça um orçamento conosco!

 

Saiba mais em:

JORNAL ESTADO DE MINAS. Cerca de 4 mil postos de combustíveis em MG são notificados por irregularidades trabalhistas. Disponível em:https://goo.gl/V6mtoh

MINISTÉRIO DO TRABALHO. NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.  Disponível em: https://goo.gl/YksChn

FENEPOSPETRO. Nota técnica do Ministério do Trabalho não libera postos de combustíveis da lavagem dos uniformes dos frentistas. Disponível em: https://goo.gl/d8qBk4